5 conceitos e atitudes que impedem nosso sucesso

Leitura em 2 minutos.

Qual dos círculos alaranjados é o maior? (1)

1. Percepção falha ou ineficiente

Não existe solução boa para o problema errado.

2. Medo irracional de errar ou falhar: falta de assertividade

Somente se aprende a surfar dentro d'água e após várias quedas.

3. Baixa capacidade de negociação e argumentação

Na vida você não recebe o que merece, e sim o que negocia.

4. Falta de entendimento da essência dos assuntos

Você tem problemas financeiros? Ganhe na mega-sena e tudo se resolverá!

5. Excesso de especialização: falta de uma visão sistêmica ou holística

O melhor cardiologista precisa conhecer clínica geral.

Normalmente, somos educados para focar nas soluções e a dar menor importância à identificação dos problemas. Até nas melhores escolas e em grandes empresas, a prioridade é “treinar” (2) as pessoas em soluções, negligenciando o entendimento dos problemas.

Considerando-se que, não existe solução correta para o problema errado, fica evidente a necessidade de desenvolver nossa capacidade de melhor entender os problemas para, depois, focarmos no estudo das soluções. A inversão dessa ordem, muito comum, provoca grande perda de recursos e ineficácia pessoal e profissional.

Parece-me ser bastante claro que é mais difícil identificar corretamente o problema a ser solucionado, o que muitas vezes envolve doses maciças de emoção, do que encontrar e executar uma solução adequada ou razoável para o mesmo.

Todos nós tendemos a valorizar mais aquelas pessoas que consideramos capazes de resolver nossos problemas, reduzir nossas incertezas. Assim, o incremento de nossa capacidade de entender e solucionar problemas é um dos principais investimentos que podemos/devemos realizar para que os outros nos considerem importantes e, desta forma, alcancemos o sucesso!

Os 5 conceitos e atitudes acima listados são os principais responsáveis por nossa baixa capacidade de entender e solucionar problemas. Nos próximos posts, explicaremos esses conceitos e faremos recomendações de como evitá-los. Todos nós temos a função de resolver problemas, em todas as áreas. É objetivo deste programa colaborar com você nesse sentido. Na nossa próxima conversa, falaremos sobre a percepção falha ou ineficiente. Fique com a gente!

(1) Os dois círculos tem o mesmo tamanho (mesmo diâmetro).

(2) Mais adiante explicaremos a razão de “treinar” estar entre aspas.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© SETI-BR Todos os direitos reservados.